Tutoriais do Novo Paxtu

Novo PAXTU

Com a chegada do novo Paxtu, tanto o acesso do “Meu Paxtu” quanto o “Paxtu/ADM” estarão integrados em um só lugar! Essa novidade ainda está em andamento para melhorar a sua experiência 

Atenção: Durante a transição para a nova plataforma, com previsão para dezembro de 2025, o acesso ao Paxtu será feito pelo link abaixo!

Acesse aqui!

Como fazer login no Paxtu?

O paxtu pode ser acessado de duas maneiras: por registro ou vinculado ao e-mail. 

Primeiro acesso:

  1. O sistema identificará automaticamente que se trata de um login inicial, te redirecionando a um formulário
  2. Nesse formulário você digitará seu registro escoteiro e a senha atual do Meu Paxtu para solicitar sua nova senha
  1. Depois disso, o sistema vai conferir se está tudo certo com seus dados.
  2. Se os dados estiverem corretos, você vai receber uma senha temporária pelo e-mail que está cadastrado na sua ficha de associado
  3. Após o login, altere sua senha para garantir a segurança da sua conta
  4. Assim que você tiver criado essa nova senha, clique no “ok” e prontinho! 

 Depois desse acesso, você pode vincular com seu id@escoteiros:

  1. Na tela de login, clique em “Entrar com Google”
  2. Acesse com seu registro ou e-mail id@escoteiros e a senha que foi redefinida
  3. Após a primeira autenticação, sua conta estará vinculada ao seu e-mail
  4. Então, sempre que quiser acessar o Paxtu, basta clicar em “Entrar com Google” — agora o seu login será feito direto, sem necessidade de senha  

Veja o vídeo abaixo com esse passo-a-passo!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Suporte Paxtu:
 0800 001 2016
 novopaxtu@escoteiros.org.br

Como cadastrar um novo associado?

  1. Acesse o menu “Associado” no menu principal, em seguida, no canto superior direito da tela, clique no botão “Novo Associado”.
  2. Escolha o tipo de registro:
  1. Em Informações Gerais: preencha os campos obrigatórios indicados no formulário. Os demais campos são opcionais e podem ser preenchidos depois.
  2. Caso o associado tenha menos de 18 anos, é obrigatório preencher as informações do responsável legal no campo correspondente.
  3. Preencha corretamente as suas informações médicas! Isso é fundamental para adaptar atividades para que todos participem e também para ter a abordagem correta caso ocorra alguma emergência (por exemplo, casos de alergia).
  1. Anexe os documentos obrigatórios solicitados para associados com 18 anos ou mais, você também pode adicionar o documento de isenção caso tenha esse direito (saiba mais aqui!)
  1. Revise suas informações, para ter certeza que está tudo certo
  2. Prontinho! Seu cadastro está feito!

Precisa mudar alguma informação? Sem problema! Algumas informações podem ser editadas posteriormente, caso necessário.

O cadastro provisório tem o mesmo princípio após a criação, inclusive, você pode torná-lo definitivo apenas com um clique!

Mas atenção: Alterações nos campos “nome completo”, “CPF” e “data de nascimento” devem ser solicitadas ao Setor de Registros do Escritório Nacional através do e-mail registro@escoteiros.org.br

Preenchimento de Ficha Médica

A ficha médica é uma das partes mais importantes do seu cadastro e deve ser preenchida com atenção e sinceridade!

Caso o associado tenha menos de 18 anos, é obrigatório preencher as informações do responsável legal no campo correspondente.

Além de dados como altura, peso e tipo sanguíneo, outras informações específicas são essenciais para garantir a inclusão de todos nas atividades e possibilitar uma abordagem adequada em situações de emergência.

Por isso, é importante informar o uso de medicações contínuas, alergias, convênio médico ou número do SUS, além de aspectos relacionados ao comportamento e à saúde mental. Quanto mais informações, melhor! 

Lembre-se: essas informações são para acolher e recebê-lo com todo suporte necessário, então não precisa ter receio em preencher qualquer delas. Seus dados são sigilosos e utilizados exclusivamente pelas lideranças, caso seja preciso agir em uma emergência.

Veja a seguir o passo-a-passo:

Tutorial de Pagamento de Registro

  1. No menu, clique em “Registro” e depois em “Lotes”
  2. Ao acessar, você poderá criar um Novo Lote ou um Lote Provisório (esse aqui é para os cadastros com registro provisório, no qual o valor será de R$9,00).
  3. Nesse Novo Lote você pode selecionar os registros, lembrando que para isso deverão estar sem nenhuma pendência cadastral (como documentos, conclusão do curso de proteção infantojuvenil, etc). Ali terão 2 filtros para os registros do associado, sendo os que estão prontos para lote e os que foram realizados nos últimos 10 anos, para facilitar a seleção.
  4.  Para montar o seu lote, você pode adicionar as seguintes tags a cada associado: 
  1. Depois disso, na tela de checkout, será apresentado um resumo com os valores individuais de cada associado e o total geral do valor do lote.
  2. O pagamento pode ser feito tanto por boleto quanto por cartão de crédito, e você pode ver as cotas de âmbito nacional ou regional — É necessário escolher a forma de pagamento antes de concluir o lote.
  3. Coloque as informações do seu cartão e os dados necessários para efetuar o pagamento
  4. Após a finalização do lote, um novo item será exibido na tela de Lotes.
    • Se o pagamento foi por cartão, o sistema apresentará um ícone de cartão e você pode ver as descrições do valor ao clicar sobre ele.
    • Se foi boleto aparecerá um ícone de cifrão ($) onde clicando em cima, poderá abrir, baixar e imprimi-lo para pagamento. 

 Ficou confuso? Veja o passo-a-passo no video: 

Tutorial de Seção

  1. Na aba de “Seções” você consegue ver as que estão ativas e desativadas. Para criar uma nova, clique no botão “Nova Seção”
  2. Nessa página de Criar Nova Seção, preencha os dados solicitados (nome, ramo e data da criação desta seção) e depois selecione se ela já está ativa ou não
  3. Será exibida uma lista de escotistas disponíveis para vincular a essa seção, selecione os nomes que desejar incluir
  4. Escolha o chefe da seção, depois, outra página irá aparecer
  5. Clique no botão “Nova Patrulha”, ali você irá definir o nome, as cores, se já está ativa (ou não) e os membros que participarão dela, assim como o líder e o sub-líder 
  6. Depois de criada, você consegue gerenciar toda a seção! Patrulhas, os escotistas, as atividades e muito mais! 

Veja o vídeo abaixo com esse tutorial na prática!

Como criar atividades?

  1. Acesse o menu e clique em “Atividades”, ali você pode criar dois tipos de atividades: 

Visualize a agenda, mostrando as datas com eventos marcados.

  1. Para criar atividade especial preencha apenas os campos obrigatórios para finalizar a criação, no campo “Link da Localização” pode colocar o link do Google Maps deste local. Depois de criar a atividade, você pode acessar a aba “Álbum de Fotos” para incluir imagens do seu evento!
  2. Para criar atividade em sede, é feito uma programação das atividades que irão ser praticadas por seção. Após escolher as atividades e os horários, basta salvá-la que já aparecerá no calendário!

Simples assim! Acompanhe esse tutorial no vídeo abaixo:

Tutorial de Passagem de Ramo

  1. Acesse a aba “Associados”, na listagem dos associados você irá notar que alguns apresentam a tag vermelha “Atualizar Ramo!”, ao clicar nela você será redirecionado para a ficha do associado em questão.
  2. Nessa ficha com os dados do associado, clique em “Funções”, ali será possível verificar as categorias: 
  1. Para fazer a Passagem de Ramo, basta clicar no campo “Ramo” correspondente à função que deseja atualizar e prossiga com a alteração.
  2. Basta salvar essa mudança e prontinho!  

Veja abaixo esse processo:

Em caso de dúvidas, entre em contato através do 0800 001 2016 ou através do e-mail novopaxtu@escoteiros.org.br

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